A casa está localizada na Ilha do Aráujo, em média a 30 minutos do cais de Paraty.

Facilidade de acesso pela Praia Grande (10 km de Paraty e 82 km de Angra dos Reis), em torno de 5 minutos de barco. Consulte-nos sobre translado de Paraty ou Praia Grande.
A ilha do Araújo é a segundo maior da baía de Paraty, perdendo em tamanho apenas para a ilha do Algodão. Possui uma área aproximada de um quilômetro quadrado e seu pico mais alto tem 198 metros. Existe ali uma comunidade tipicamente caiçara, vivendo quase que exclusivamente da pesca.

Os principais eventos da ilha são a Festa de São Pedro e o Festival do Camarão. A Festa de São Pedro ocorre em junho e há uma procissão de barcos de pesca carregando imagens do santo. Na festa, pode-se encontrar comidas, danças e músicas típicas. O Festival do Camarão começa na novena da Festa de São Pedro.
A ilha possui alguns bares, restaurantes, pousadas, um estaleiro, três casas de farinha e várias praias: Salvador Moreira, Pontal, Brava e Tapera. Devido à presença de enormes rochas forma-se várias tocas e grutas. A maior delas, a Gruta da Tapera, próxima à praia de mesmo nome, possui diversas tocas e grutas, onde recentemente foram encontrados ossos antigos, indicando haver ali um sambaqui (sítio arqueológico com instrumentos e ossadas indígenas). Para explorá-la é necessário espírito de aventura, lanternas e guia. 

Existe um belíssimo passeio ao redor da ilha, por trilha bem demarcada. Começando na praia do Pontal, junto à igreja, essa caminhada passa por praias, grutas, casas de farinha e um mirante com belíssimo visual de toda a baía de Paraty. Uma sugestão é contratar um guia local para acompanhar a caminhada pois ele poderá explicar um pouco da vida e do lugar.


Visualizar Ilha do Araújo em um mapa maior

This entry was posted in Bookmark the rel='bookmark'>permalink.

0 comentários:

Postar um comentário